QUEM SOMOS

Nossa  História

Os antecedentes históricos do GEPG (Grupo de Estudos Psicanalíticos de Goiânia) estão situados nas décadas de 1970 e 1980 e ligados ao trabalho pioneiro de Virgínia Leone Bicudo (SBPSP – Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo), realizado em Brasília (SPB – Sociedade de Psicanálise de Brasília) e dedicado à formação dos primeiros analistas no Planalto Central.

Anos depois, a Associação Brasileira de Psicanálise (ABP), hoje Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) conferiu a condição de Núcleo ao grupo de analistas radicados em Goiânia.

Em 1998, após receber a visita do Comitê Patrocinador da IPA que acompanhava o GEPB na sua passagem para Sociedade, o (NPG – Núcleo de Psicanálise de Goiânia) pode elaborar suas próprias normas de funcionamento sob a orientação da SPB. Em 1999 foi constituída a primeira diretoria do NPG.

Em 2005 foi criada a 1ª Turma de Formação em Psicanálise em Goiânia. Para essa turma, dois analistas didatas da SPB dispuseram-se a vir semanalmente a Goiânia para fazer as análises didáticas. Mais tarde, em 2006, iniciaram-se os trabalhos de supervisão oficial das candidatas com analistas da SPB, deslocando-se de Brasília para Goiânia. Professores da SPB, residentes em Brasília ou Goiânia, colaboraram generosamente ministrando seminários teóricos e clínicos do Curso de Formação.

Em fins de 2008, foi implantada a 2ª Turma de Formação do NPG (selecionada em fins de 2007).

Em julho de 2010, o NPG passou a Grupo de Estudos Psicanalíticos de Goiânia (GEPG), ligado à IPA, permanecendo com a mesma Diretoria do NPG até ser realizada nova eleição, supervisionada pelo Comitê de Sponsors da IPA designado para acompanhar o GEPG.

Durante certo tempo, no sentido de favorecer o seu desenvolvimento, os componentes do GEPG organizaram-se para adquirir uma sede própria, tendo sido estabelecidas quotas mensais de contribuição para tal finalidade. Hoje, o objetivo foi alcançado com a aquisição de duas salas em prédio comercial.

Além do mais, no momento, o GEPG já tem pronto o seu Estatuto, bem como o Regimento do Instituto de Psicanálise, que contou na sua elaboração com o apoio do Comitê de Sponsors.

O Instituto realizou a seleção dos pretendentes para a composição da primeira turma de Formação em Psicanálise no ano de 2012, turma esta que atualmente está finalizando a sua Formação.

Atualmente, o Instituto tem a sua segunda turma de candidatos em Formação, selecionada no ano de 2016.

Image
GRUPO DE ESTUDOS
PSICANALÍTICOS DE GOIÂNIA
Image
Image

Nossas redes

O GEPG é parceiro da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) e representante da IPA (International Psychoanalytical Association) em Goiás.

Newsletter

Copyright © GEPG 2019. Todos os direitos reservados

Search